quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fest Band Ananin pode virar lei em Ananindeua.


O Fest Band Ananin que todos nós conhecemos é um dos maiores eventos de bandas do nosso estado, e um grande evento demanda muito trabalho. Reunindo aproximadamente 80 corporações exige um esforço muito maior do que aparenta para realizá-lo. Não são somente de jurados, premiações e arquibancadas que se faz um festival dessas proporções, é necessário convencer os parceiros do sucesso da empreitada, o que não é nada fácil, mesmo se o parceiro é a prefeitura do município sede do evento. Um projeto de lei quer transformar o Fest Band Ananin num evento fixo do calendário oficial da Prefeitura de Ananindeua.
Isso mesmo! O Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Pedro Soares propõe que o já existente festival passe a ser previsto no calendário oficial da prefeitura, ou seja, independente de quem esteja na gestão municipal ou dos ideais partidários, o evento passa a ser realizado pela prefeitura de Ananindeua e terá como parceira a ADEMC – Associação para o Desenvolvimento da Música e da Cultura – hoje, responsável pela realização do certame.
O que isso muda?
Bem, isso muda muita coisa. A partir do momento que o evento passa a ser uma ação da Prefeitura de Ananindeua, o município se responsabiliza pelos custos do concurso, isto quer dizer que, premiações, jurados, estrutura física, entre outras despesas não dependerão mais de patrocinadores, tornando mais provável o sucesso do evento.
Perguntado sobre o que motivou o vereador a criar o projeto, Pedro Soares respondeu já ter presenciado o sofrimento dos organizadores nas vésperas do evento. “Eu já vi ano em que uma semana antes da data marcada para o festival não tinha infra-estrutura garantida, não tinha orçamento, não tinha absolutamente nada!” Diz o Vereador, e continua: “Esta é a motivação (...) Garantir que exista uma prévia programação. Precisamos terminar o concurso deste ano já dizendo o período de realização do próximo.”
Acredita-se que com a implementação da lei o evento só tenha a ganhar. Isso representa uma grande melhoria na então discutível estrutura do Fest Band no último ano. Lembramos que o evento que já contou com belas arquibancadas e troféus “gigantes”, apresentou algumas falhas nos resultados e um significativo numero de atendimentos da equipe de socorro presente, problemas que não ofuscaram a credibilidade do concurso.
Pedro Soares afirma que a ADEMC ainda será a grande protagonista do concurso e que o município apenas tornará possível sua realização já que o Fest Band caminha para dimensões nacionais, lembra o vereador ressaltando a participação de bandas de outros estados na ultima versão do evento. Ele confirma ainda que a cidade é precária de estrutura para a realização desses eventos, no entanto, diz que tudo depende de programação. A segurança que o município oferece na realização do evento possibilita à equipe organizadora preparar a cidade para receber as bandas de outros estados e que aí sim as parcerias serão importantes.


Terminamos a conversa com vereador sugerindo a inclusão no projeto de uma emenda com uma perspectiva voltada à formação cívica, sendo o civismo um valor muitas vezes esquecido no cotidiano institucional (seja na escola ou na família), sugestão muito bem recebida por Pedro Soares. Esperamos sinceramente que o Fest Band Ananin cresça cada vez mais, apoiando e incentivando a comunidade musical do Pará.


Quem quiser saber mais sobre o Vereador Pedro Soares pode acessar o seu blog no link:
http://www.pedrosoares13.blogspot.com/

Informações sobre o Fest Band Ananin ou sobre a ADEMC no link:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15989271557801742834

Texto: Alan Ferreira
Fotos: Orkut do Vereador Pedro Soares e Orkut da ADEMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário