quinta-feira, 21 de julho de 2011

PARCERIA ENTRE AMA E GOVERNO DO ESTADO FORMAM 75 REGENTES NO PARÁ






Iniciou na última segunda-feira (18 de julho) o Curso de Capacitação de Regentes de Bandas e Fanfarras do Estado do Pará, que atenderá 42 regentes da Área Metropolitana de Belém e 33 da Região do Baixo Amazônas. Em Belém os trabalhos de "Teoria Musical" estão sendo ministrados pelo Maestro Amilcar da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e "Técnica de Regência" pelo maestro Vantonil de Souza da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, do estado do Rio de Janeiro. O curso é resultado da parceria entre AMA e Governo do Estado. Formando 75 regentes, o curso foi uma articulação da AMA junto ao Governador Simão Jatene, Secretário de Educação Nilson Pinto e Heitor Pinheiro presidente do IAP. A Associação também realizou um minucioso levantamento da realidade e necessidades das Bandas e Fanfarras do Estado, bem como indicou os instrumentos que cada corporação musical receberá ainda no mês de agosto. A AMA solicitou e foi atendida no tocante a contratação dos regentes formados no curso de capacitação, com os pagamentos previstos para iniciarem a partir do próximo mês.


Segundo o Presidente da AMA Jorge Salles, foram incluídos ainda, como área metropolitana, os municípios de Abaetetuba e Barcarena, assim, serão atendidas "todas" as Bandas e Fanfarras associadas, bem como a Banda Infantil da escola Alte. Guillobel, as Fanfarras Antônio Lemos, Ana Teles, Honorato Filgueira, Cordeiro de Farias, Palmira Gabriel, Justo Chermont e a Banda Marcial Augusto Meira, que ficarão sob a coordenação artística da AMA.


Jorge Salles continua ressaltando que a volta do desfile do dia da raça à Avenida Presidente Vargas, também foi uma solicitação feita diretamente ao governador do estado e prontamente atendida. O presidente conclui: “A AMA por seu trabalho sério e competente, assume, como esperado, seu lugar de direito no cenário estadual, como única entidade que de fato e de direito esta mudando a história musical do Estado do Pará no segmento de Bandas e Fanfarras, com formação de alunos e regentes, instrumentação de qualidade que atenderá a real necessidade das Bandas e Fanfarras bem como a remuneração de regentes e posteriormente de coreógrafos. Vivemos um novo momento no segmento de Bandas e Fanfarras e já no desfile escolar teremos muitas novidades, principalmente na formação dos Regentes e nos instrumentos que serão apresentados pelas corporações.”
Portanto, esperamos ansiosos os resultados do investimento feito às corporações do Estado e o retorno dos regentes contemplados com um grande show no Campeonato Paraense em 2011.

Um comentário:

  1. que adianta ser nem toda escola que tem banda não tem estrumentos e recursos
    sou regente de banda de são miguel do guama todo ano a gente perde em concurso por causa que nosso estrumentos são velhos usamos ainda repique srdo e bumbu aro 22 e cornetas velhas que nem se usa mas somos banda e sibmol

    ResponderExcluir