segunda-feira, 18 de julho de 2011

ABERTA A TEMPORADA 2011 PARA AS CORPORAÇÕES DO PARÁ

Por Alan Ferreira



Vai começar a temporada 2011 para as corporações do Pará. Uma maratona empolgante de apresentações e competições para os amantes das bandas e fanfarras. E é bom se preparar, pois este ano muitas novidades prometem esquentar a comunidade musical, desde bandas que voltam ao cenário das competições até os eventos que ganham força a cada ano aprimorando sua estrutura. Na capital o assunto do momento é a volta do desfile escolar à Avenida Presidente Vargas, local de memoráveis comemorações cívicas. Estamos falando do Dia da Raça. Quem já passou por lá conhece a emoção de participar de um dos mais poéticos certames patrióticos da temporada. Excelente decisão da SEDUC.
Depois dos desfiles, está aberta a estação de caça aos troféus. E para quem estiver com os trabalhos prontos, a primeira oportunidade é o Inter de Marituba.

Esse concurso, que ainda é muito jovem, já começou grande. Desde a sua primeira edição impressionou com uma maravilhosa estrutura física: arquibancadas cobertas, excelente sistema de som, banheiros químicos... No entanto, ajustes são necessários para melhorar evento. Lembramos que na edição de 2010 alguns problemas (que não tiraram o brilho do mesmo) foram observados pelas corporações como: a localização da banca avaliadora em relação ao publico da arquibancada; os atrasos de inicio de cada dia de competição, e; o policiamento da área no encerramento. Segundo os organizadores todas as medidas já foram tomadas para resolver essas questões. A novidade do Inter de Marituba é a possível realização de um workshop para as corporações nos dias que antecedem o evento. Só teremos a ganhar com mais um espaço de incentivo a nossa arte.

Em seguida, dois importantes programas são muito aguardados pelas regiões Bragantina, Salgado e Guajarina do Estado: o concurso do Lions Castanhal e o “Açu Fest Fanfarras”, em Igarapé-Açu.
O Concurso do Lions chega a sua 15ª edição e a valsa fica por conta das mais de 20 corporações participantes desse evento que já é tradicional na cidade modelo. Já o Açu Fest Fanfarras, que é realizado pela Fanfarra Nilo de Oliveira em parceria com a Prefeitura de Igarapé-Açu, vem ganhando espaço aos poucos. Ainda na sua 3ª edição, tem aumentado gradativamente o número de fanfarras participantes, assim, o evento espera reunir aproximadamente 25 corporações, bem como o aumento do publico presente já que a competição será parte de uma virada cultural promovida também pela FANOL, reunindo inúmeras apresentações culturais desde a sexta 16 até 18 de setembro, dia do Fest Fanfarras. Vale a pena conferir!

Ainda teremos os aguardados Fest Band Ananin e o Campeonato Paraense, maiores eventos da temporada. Muitos outros concursos no interior do estado como Salinópolis e Santa Izabel do Pará já começaram seus preparativos, outras grandes oportunidades para as fanfarras mostrarem seus trabalhos.
Entre desfiles e concursos, uma fato nos tem chamado atenção: o retorno de algumas corporações ao cenário de competição. Bandas marciais, fanfarras com gatilho e simples que voltam com toda força para receberem os nossos aplausos. São elas: Cônego Leitão (FANCOL, de Castanhal), a Municipal de São Domingos do Capim. Ainda temos na capital a volta das corporações Augusto Meira e Augusto Olimpio. Sorte a todas!
Férias terminando e todo mundo voltando ao trabalho com força total para não fazer feio. Em agosto, vamos dar uma volta nos bastidores das corporações para saber todas as novidades. Mas desde já desejamos a todas as nossas corporações ensaios tranqüilos e muito estudo.

2 comentários:

  1. Boa Tarde a todos!
    Enquanto muitas Bandas e Fanfarras estão de volta para alegrar o publico que admiram as corporações, em 2011 não teremos a participação de uma das melhores fanfarras do Estado do Pará, que no auge de sua fama e gloria pela região norte do Estado resolveram acabar assim por infantilidade de componentes e coordenador da Fanfarra C.S.A..
    Desde já agradeço a todos e Sentiremos Saudades de linda família chamada CENTRO DE SOM E ARTE..

    ResponderExcluir