Por Alan Ferreira
Modéstias à parte, nós das linhas de frente sempre garantimos o show numa apresentação. Bandeiras em constante movimento e bastante elegância roubam a atenção do público, surpreendendo com mudanças de formas e inesperados efeitos visuais que colorem e contagiam o espaço. No entanto, nem tudo é só “visual”. É notável nos últimos eventos o descompromisso com alguns aspectos importantes nos corpos coreográficos, principalmente nas competições. Um deles é o “ritmo”. E, em tempos de campeonato, é imperativo dominar essa propriedade chave da materialização do som.
O grande problema dos nossos coreógrafos é a mecanização dos movimentos, ou seja, a movimentação dos aparelhos desprezando-se as características da musica executada. Em alguns casos, temos a impressão de que aquela coreografia não pertence àquela música. Sabemos que algumas situações podem contribuir para uma ausência de ritmo nas composições, um exemplo são as repentinas mudanças de repertório das nossas corporações.
Existe também um fator muito preocupante na nossa região: as modas coreográficas que enfestam as corporações e limitam a criatividade dos coreógrafos promovendo uma “mesmice” a cada apresentação. As formas, sequências de giros de bandeira, lançamentos de bastão, variações de marcha... Tudo isso é transportado sem o conhecimento da técnica correta, sem treinamento, prejudicando vários aspectos, entre eles o ritmo.
É impressionante notar nas coreografias atuais que a preocupação com o visual promove um descaso com aspectos tão importantes como o ritmo. É importante ressaltar que esses quesitos valem 10 pontos e fazem muita diferença nos resultados.
Por isso, seguem algumas dicas para ajudar nossos coreógrafos na manutenção do ritmo. Lembro que todas as dicas partem dos princípios de avaliação, ou seja, do que os julgadores esperam ver nas apresentações, por isso bastante atenção em tudo.
Respeite as propriedades da musica
Antes de partir para a montagem prática dos movimentos, o coreógrafo deve ver a sua composição como a própria musica. Propriedades da peça musical devem estar presentes na no seu trabalho como: pausas, ataques, pulsações, volume... Tudo isso confere particularidade à coreografia.
A relação entre musica e movimento pode ser decisiva numa competição. Se duas corporações executam as mesmas peças, naturalmente aquela que preservar mais as características harmônicas receberá maior nota. Assim:
· Diferencie coreograficamente os atos musicais, estabelecendo para tempos fracos movimentos mais amenos e para tempos fortes mais energia e força.
· Estilos de movimentação podem ajudar a diferenciar ritmos. Por exemplo, movimentos mais retos e quadrados para um ato mais percussivo e movimentos circulares para um ato de predominância melódica.
· Aproveite as variações de volume e tons da peça. Se um ato da musica é executado em tons graves ou fraca (quando a musica está “baixinha”) os movimentos podem ser mais contidos e abaixo da área da cintura. Se há uma progressão crescente no volume e nos tons a coreografia pode ganhar dinâmica e amplitude.
· Não desperdice nenhum ataque de pratos, pausas na musica, explosões dos bumbos. O aproveitamento desses detalhes da musica demonstra preocupação com o ritmo. Exemplo: movimentos longos para notas prolongadas, movimentos breves para notas muito divididas e etc...
· Encaixe as variações de marchas nos momentos certos. Saltos, batidas duplas, marcações de pontas podem expressar muito bem características percussivas e dão charme à coreografia.
· Explore os timbres da peça tocada. Um tipo de movimentação ou um adereço para cada instrumento executado pode gerar um efeito visual rítmico impressionante. Neste caso, a preocupação com a harmonia dos movimentos deve ser redobrada. Mas vale a pena tentar.
O ritmo é o aspecto mais importante dentre os critérios coreográficos e atribui identidade à composição. O jurado não pode ter duvidas se aquela sequência de movimentos foi criada exatamente para aquele ato, ou se ela está sendo reaproveitada de outra coreografia. Em muitos casos, as séries são importadas de outras situações sem ao menos serem adaptadas àquela realidade. Muitos as retiram de vídeos de colorguards e as inserem totalmente alheias a proposta musical. São seguimentos e seguimentos de coreografia sem a mínima harmonia musical. Repito: “visual” nem sempre é tudo!
Por isso, repasse a sua coreografia. Analise cada ato, cada sequência. Reveja os exageros, suas deficiências e a dinâmica da movimentação. Execute a coreografia com a música apenas na sua mente. Isso ajuda a detectar problemas técnicos de ritmo.
Siga todas as dicas e boa sorte!
DICA DE SITE PARA ESTUDO
Arte da música: Se você não tem conhecimento de teoria musical e achou difícil entender as questões expostas acima, segue o link de um excelente site para estudo. Lá você vai encontrar de forma bem didática, explicações com exemplos sobre teoria musical, em especial no link, sobre as propriedades da música:
http://artedamusica.com.br/?p=95
DICA DE VIDEO PARA ESTUDO
O vídeo abaixo é um excelente exemplo de precisão rítmica. Lembramos que as “color guards” não têm compromisso com aspectos marciais presentes no nosso estilo, mas serve para ilustrar perfeitamente a exploração rítmica de uma musica. Para ajudar, segue abaixo uma lista de observações baseadas nos que vimos neste artigo como forma de exemplificar na prática essas noções.
0’34”- Marcação do inicio de um novo ato com lançamento de sabres.
1’03”- Marcação da explosão melódica com lançamentos da bandeiras.
1’21”- Marcação do prolongamento decrescente da nota cantada com leve pausa no final.
1’37”- Marcação da progressão crescente com pausa.
2’07”- Marcação de nota de voz com pequeno salto
2’22”- Exploração da variação de timbre.
Muito bom o artigo.
ResponderExcluirSou coreografo em MS e nunca vi uma explicação tão didática sobre o ritmo. gostei muito!
Aki, manda o seu contato para mantermos comunicação.
Abraços
muito bom o artigo..
ResponderExcluiralan quem esta falando e o coordernador da banda do ACacio.
deixo lhe dizer uma coisa..
você poderia me mandar o material sobré linha de frente que vc disse que poderia me dizer.
agradeço desde ja´, qualquer coisa me manda pelo e-mail
alan_douglasjr@hotmail.com
gostei muito da dica sou balizador pela primeira vez e gostei muito dessas dicas este ano sai na banda da escola maria da encarnaçao e naum tinha ritmo e nem uma coreografia definida e gostaria de perguntar para vc se fazer ballet ajuda e me de algumas dicas la no meu orkut liph@mygoodbless.com bjs tchau!!!!!!!!!by:felipe matheus balizador dA ESCOLA MARIA DA ENCARNAÇAO CAStanhal.
ResponderExcluir